Tecnologia

Conheça o cartão de banco com visor e antena celular para ser reprogramado

12/01/18 - 22h12
Reprodução

Nós vimos por aqui diversas tentativas de reinventar o cartão de crédito. Eram ideias vindas de startups dependendo de crowdfunding para lançar seus produtos, que em geral foram fracassos. O Wallet Card, no entanto, tem mais chances de vingar.

A empresa de serviços financeiros Dynamics Inc. e a operadora Sprint anunciaram na CES 2018 um cartão de pagamentos reprogramável, com conexão celular e tela e-ink. Ele será usado por bancos nos EUA e em outros países.

É possível incluir modalidades de débito, crédito, fidelidade e qualquer outra transação que use uma tarja magnética. Vale notar que o chip EMV e o chip para transações contactless também são reprogramáveis.

A antena celular permite que o cartão se comunique diretamente com o banco, através da rede da Sprint, para bloqueá-lo em caso de roubo, baixar dados de segurança, ou receber ofertas na tela frontal.

Há um display e-ink de 65 mil pixels que exibirá informações como o número do cartão, data de validade e código de segurança. Acima dele, temos dois botões clicáveis para você alternar entre as modalidades do cartão.

A energia para tudo isso vem de um chip pequeno e orgânico que se recarrega. O cartão tem uma leve protuberância para a bateria, mas se encaixa em uma carteira normal.

O Wallet Card será usado pelas emissoras Visa, Mastercard e JCB, e por bancos como Sumitomo Mitsui Card (Japão), Emirates NBD (Emirados Árabes Unidos), IndusInd (Índia), CIBC (Canadá) e outros.