Geral

Campanha orienta doação consciente no mês das crianças

12/10/17 - 16h26
Ilustração

No mês da criança, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realiza uma campanha para conscientizar a população  para que faça doações de forma consciente para instituições registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Segundo a coordenadora dos Direitos da Criança e do Adolescente da Semas, é muito comum nessa época do ano as pessoas doarem presentes e até dinheiro para crianças que estão nas ruas. “Queremos incentivar a população a doar para entidades registradas no CMDCA, pois essas doações serão utilizadas especificamente para atender com mais qualidade crianças e adolescentes no município”, explicou.

A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, destaca que a campanha não pretende desestimular o ato solidário de doar, mas orientar a população a contribuir com o trabalho realizado pelas entidades. “Com essa ação também queremos relembrar a  importância de evitar dar esmolas, sobretudo devido às relações entre mendicância, exploração infantil e drogas. A esmola acaba contribuindo para manter crianças e adolescentes nas ruas, expostas a todos os tipos de violência e até à dependência química”, disse Celiany.

A população pode direcionar suas doações para uma instituição não governamental, ao invés de dar esmolas ou brinquedos. Há 36 instituições registradas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e estão listadas no site da Prefeitura de Maceió.

Essa campanha educativa é uma parceria da Semas, CMDCA, Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL) e Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipat/AL).