Copa do Mundo 2018

Petkovic lembra profecia da Copa de 2014 e diz que futebol brasileiro melhorou

13/06/18 - 08h00

O sérvio Dejan Petkovic está na Rússia para comentar a Copa do Mundo como contratado do SporTV. Antes de viajar, ele conversou com a reportagem sobre o primeiro Mundial que viverá de perto e integralmente.
O ídolo do Flamengo, que vive no Brasil há 21 anos, falou de um antigo comentário que acabou viralizando por ser uma espécie de profecia sobre o futebol brasileiro.

"Ânimo, galera. Tudo vai melhorar depois da Copa-2014", escreveu um otimista Pet em 2010, após a queda da seleção brasileira no Mundial da África do Sul. Desde então, o tuíte vem ganhando repercussão na internet, com muitas pessoas questionando o significado e a precisão das palavras do sérvio. Foram até agora 183 mil retuítes, 64 mil likes e mais de mil comentários.

Oito anos depois, Petkovic deu mais detalhes para quem quiser fazer a análise de seu discurso.
"Falei "depois de 2014". Não falei que ia ser em 2015, 2018 ou 2035. Mas depois da Copa de 2014. Isso aí basta para entender. Sei lá, em 2050 pode melhorar", disse o comentarista.

Depois da previsão de Pet, a seleção brasileira sofreu uma eliminação em casa e um 7 a 1. "Às vezes você tem que afundar para depois melhorar", disse ele. Mas, por outro lado, o sérvio acredita que sua profecia se cumpriu, ao menos em partes.

"Eu estava falando do futebol brasileiro, disse: "Ânimo galera que depois da Copa de 2014 tudo vai melhorar". E melhorou. O futebol brasileiro melhorou, talvez não no aspecto técnico, mas no aspecto organizacional, no aspecto de mudanças."

Depois de ser um convidado habitual em programas do SporTV, o sérvio assinou contratou com a emissora para ser um comentarista fixo no canal. Ele fará participações em programas da casa como o Seleção SporTV.

"Minha filha mais nova falou: "Pai, que bom emprego você arrumou. Você vai fazer aquilo que faz 24 horas por dia em casa"", disse Petkovic sobre sua nova função. "Olhando assim parece tão simples. Mas tem que escolher os comentários, tem que ter critério, experiência, para poder errar o menos possível."

Com um currículo de jogador extenso -atuou pelo Vitória, Flamengo, Fluminense, Vasco, Santos, Goiás e Atlético-MG, além do Real Madrid e de outros times da Espanha e da China-, o sérvio também teve experiências como técnico e dirigente.

Estrangeiro que mais fez gol pelo Campeonato Brasileiro até hoje, ele costuma receber o carinho das torcidas que defendeu. Agora, anda refletindo sobre a função de comentarista e o impacto que suas palavras podem causar na opinião pública.

"Nós comentaristas temos nosso peso. Temos que ter certo cuidado em como a gente se expressa, como leva as opiniões. Quando coloco minha opinião sobre algum clube, algum jogador, simplesmente expresso meu ponto de vista, minha verdade, que não é absoluta", disse ele.

"Quando isso é transmitido para as mídias sociais, que estão bombando, não tenho nenhum problema, mas quando isso é transmitido sem comentar, e em cima disso colocam um título que não tem nada a ver com o conteúdo e nada a ver com a relevância do assunto, as mídias sociais usam suas frases para aparecer, para ganhar publicidade. Isso é um abuso e acontece com todo mundo."

Petkovic ainda não sabe se trabalhará na transmissão de Brasil e Sérvia, marcado para o dia 27 de junho, na terceira rodada da fase de grupos da Copa. Torcedor assumido dos dois lados, ele espera que até lá as duas seleções já estejam classificadas às oitavas.

"Acho que as zebras acontecem, mas o Brasil é um dos favoritos e está jogando muito bem. Desde que eu acompanho o Brasil, acho que esta é a chegada mais firme em uma Copa, mais consistente, com mais resultados no papel, mas conquistados com propriedade, com mérito, desde o momento em que o Tite assumiu."