Alagoas

Perito é condecorado por encontrar falha em duas mil armas da PM de Alagoas

03/02/16 - 23h02
Assessoria

A análise pericial realizada em duas mil armas da Polícia Militar de Alagoas, no ano passado, e a descoberta de falhas, que posteriormente foram sanadas, garantiu a segurança e resguardou a vida de milhares de policiais que utilizam os equipamentos diariamente.

Esse trabalho, feito pelo perito criminal Ladislau Brito, da Força Nacional em Alagoas, foi reconhecido nesta quarta-feira (3) pela PM, durante solenidade de comemoração dos 184 anos da corporação, no Centro de Convenções, em Maceió.

Ladislau Brito, que é da Perícia do Amazonas, foi condecorado com a medalha Zumbi dos Palmares, em reconhecimento às análises de duas mil pistolas defeituosas pertencentes à PM alagoana.

A perícia das armas preveniu acidentes e garantiu a manutenção dos equipamentos em condições ideais. “Hoje, a Polícia Militar de Alagoas reconhece a importância do trabalho da Perícia. Após a constatação de erros, o laudo possibilitou que as falhas fossem sanadas, resguardando a vida dos policiais”, declarou Brito.

Para ele, além de uma honra, a medalha é a valorização do trabalho pericial. “A Força Nacional me deu a oportunidade de trabalhar em conjunto com a Perícia de Alagoas, onde pude aprender muito com profissionais de excelência. Dedico essa medalha à Perícia da Força Nacional, Perícia do Amazonas e à Perícia de Alagoas. Sem eles, meu trabalho não seria o mesmo”, agradeceu.

O presidente da Associação Alagoana de Peritos em Criminalística (AAPC), Paulo Rogério Ferreira, acompanhou a solenidade, onde ressaltou a importância da homenagem como reconhecimento do trabalho de perícia.

Ele destacou que a colaboração do perito Ladislau Brito foi essencial para Alagoas e o resultado do trabalho deve servir como estímulo para que o Governo do Estado veja a importância desses profissionais para a Segurança Pública e invista em mais qualificação dos servidores e melhor estrutura de trabalho.

“A resolução de um caso como esse, onde foram identificadas falhas em armas de fogo usadas por profissionais da Segurança Pública, mostra que o trabalho da Perícia Criminal pode ser determinante para a preservação de vidas. Isso só reforça a necessidade de investimentos constantes no trabalho dos peritos, especialmente, em um momento que o Estado trabalha intensamente para reduzir a violência em Alagoas”, defendeu Paulo Rogério.

Estiveram presentes na entrega de medalhas o governador do Estado, Renan Filho, o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Lima Júnior, o diretor da Perícia Oficial, Manoel Melo, e outras autoridades.