Alagoas

Duzentas mulheres recebem qualificação para a construção civil

18/06/17 - 19h31
Reprodução/Secom Maceió

O Projeto Construindo com Mulheres, do convênio entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), tem ajudado a preparar mulheres em situação de vulnerabilidade social, oferecendo cursos de qualificação social e profissional para o mercado de trabalho.

O curso de pintura de obra, ofertado para 200 mulheres, está chegando à reta final. Depois das aulas teóricas, elas agora estão colocando em prática o que aprenderam em sala de aula. “Essas mulheres estão se preparando para a área da construção civil. E é reconhecido que as mulheres são mais detalhistas, por isso, estamos oferecendo essa qualificação. Logo após o término do curso, 200 mulheres estarão aptas para o mercado de trabalho”, explica a diretora do Trabalho e Emprego da Semtabes, Roberta Mascarenhas.

Daniele dos Santos Duarte afirma estar confiante com o que está aprendendo no curso de qualificação. “Eu estou gostando muito do curso. Aprendemos a como dar um bom acabamento, lixar, ficar de olho no que às vezes o pedreiro não percebe e também as boas práticas da pintura. Espero que, após o curso, consiga uma vaga no mercado”, afirma a estudante.

Na última semana, as turmas estiveram nas Escolas Municipais Tereza de Jesus e Pio X, no Prado, para reformar os ambientes escolares. Os grupos foram divididos nos turnos da manhã, tarde e noite, acompanhados pelo coordenador pedagógico do curso, Sávio Lima.

“Elas já evoluíram bastante e estão muito empolgadas e confiantes. E essa é a consolidação do que aprenderam em sala. Elas também vão fazer visitas a obras para ver a execução da pintura dentro do canteiro de obras. O que queremos é que elas entendam que é possível inserir as mulheres no mercado da construção civil”, explica o coordenador.

Ação social

O Projeto Construindo com Mulheres está reformando a Sala de Vídeo e a Biblioteca da Escola Municipal Pio X e ajudando a construir um novo ambiente na Escola Municipal Tereza de Jesus, onde será a Sala de Leiteira. A ação social da Semtabes tem o intuito de trazer retorno para a sociedade.

“A gente sempre procurou fazer essa Sala de Leitura aqui, mas não tínhamos como fazer. Agora estamos muito felizes de ter a oportunidade de receber essa reforma. Teremos um ambiente propício e caloroso para que nossos alunos possam usar”, afirma a vice-diretora da Tereza de Jesus, Leilane Rodrigues.

As aulas do curso de pintura do Projeto Construindo com Mulheres serão encerradas no dia 7 de julho. No cronograma de atividades, as alunas aprenderam sobre legislação trabalhista e da mulher, ética, empreendedorismo, segurança no trabalho, produção de relatórios e matemática. Agora, elas executam a parte prática, voltada para a área de pintura de obra.